O Mundo é pequeno para nós

Voltar atrás

 Carrick-a-Rede Rope Bridge (pronunciado localmente carrick-a-reedy) é uma famosa ponte de corda perto de Ballintoy na região de Antrim, Irlanda do Norte. A ponte liga o continente à pequena ilha de Carrickrede (a partir do irlandês: Carraig a’ Ráid, que significa” rocha da fundição “).

Estende-se por 20 metros (66 pés) e está a 30 metros (98 pés) acima das rochas.

A ponte é principalmente uma atração turística e é propriedade da National Trust e também mantida pela mesma entidade.

A ponte está aberta durante todo o ano e pode ser atravessada (sujeito às condições meteorológicas) mediante o pagamento de uma taxa.

Pensa-se ter sido construida pelos os pescadores de salmão há mais de 350 anos.

Tem tido várias formas ao longo dos anos. Na década de 1970 tinha um único corrimão e grandes espaços entre as ripas.

No ano 2000, com a ajuda de alpinistas e praticantes de rappel locaisconstruiu-se e uma nova ponte capaz de suportar até dez toneladas.

Em 2004 foi construída uma outra ponte para oferecer aos visitantes e pescadores uma passagem muito mais segura para a ilha.

A ponte actual foi construída em Belfast em “corda” metálica e madeira de abeto e instalada em 2008.

Devido á altura e instabilidade da ponte tem havido muitos casos em que os visitantes, incapazes de enfrentar a passagem de volta para o outro lado, tiveram de ser retirados da ilha de barco.

Antigamente, entre os meses de Junho e Setembro, esta ponte era usada por pescadores durante a temporada de salmão. Hoje em dia já é só para turistas pois já não há muito salmão.

Na década de 1960, eram capturados mais de 300 peixes por dia, mas em 2002, apenas foram capturados 300 ao longo de toda a temporada. O salmão passava por esta região para vir desovar aos rios Bann e Bush.

A área é excepcional em beleza natural com vistas deslumbrantes da Ilha Rathlin e da Escócia. É considerada uma área de especial interesse científico pela sua geologia original, flora, e fauna. Por baixo há grandes cavernas, que serviram como casa para os constructores de barcos e como abrigo durante as tempestades.

A ilha Carrickarede é o melhor exemplo de uma agulha vulcanica na Irlanda do Norte. A erosão marinha tem exposto secções da garganta deste antigo vulcão.

A presença de tufo vulcanico, brechas de explosão, cinzas e bombas vulcânicas mostram a extrema violência das erupções cerca de 60 milhões de anos atrás, quando a rocha em fusão empurrou o seu caminho através da greda.

Ao longo da costa nesta zona, como acontece com grande parte do planalto de Antrim, as falésias são de basalto com o característico giz de Ulster em baixo.

Em Carrickarede, o antigo cone vulcânico deixou dolerite, uma rocha mais resistente do que o basalto, e que corrói mais lentamente. Atrás da dolerite, mais para o sul, as zonas de respiração foram preenchidas com rochas piroclásticas que quebram com mais facilidade, principalmente um aglomerado grosseiro de tufo. A combinação das rochas duras na frente e mais suaves atrás, em conjunto com a erosão feita ao longo dos anos pelas ondas, fez nascer esta pequena ilha.

É um local que vale a pena ser visitado por quem for passear para aqueles lados da Irlanda do Norte.

Tradução livre da Wikipedia em Inglês

Deixe um comentário